Cotidianidad de docentes y estudiantes de ciencias de la salud en el desafío de practicar y promover hábitos saludables en contextos de crisis sanitaria

Autores

  • Francis Gamarra Bernal Universidad Peruana Unión
  • Keila Ester Miranda Limachi Unidad de Posgrado en Salud, Escuela Profesional de Enfermería, Universidad Peruana Unión, Lima, Perú
  • Mayela Cajachagua Castro Unidad de Posgrado en Salud, Escuela de Posgrado, Universidad Peruana Unión, Lima, Perú

DOI:

https://doi.org/10.17162/au.v14i2.1825

Palavras-chave:

Hábitos saludables, docentes, estudiantes, pandemias

Resumo

Introdução: Há alguns anos, no âmbito educacional, a promoção e a prática de hábitos saudáveis ​​foram alteradas durante a pandemia de COVID-19, tanto para professores como para estudantes de enfermagem, o que se tornou um desafio para promover a prática e a promoção no seu percurso académico. -ambiente familiar. Objetivos: Desvelar o significado da prática e promoção de hábitos saudáveis ​​em tempos de pandemia em docentes e estudantes de enfermagem de uma universidade privada de Lima Este, gerando estratégias sustentáveis ​​que promovam a saúde integral e a resiliência em futuros contextos de crise sanitária. Métodos: Estudo qualitativo com abordagem fenomenológica. A amostra foi composta por 31 participantes selecionados por saturação teórica: 16 professores e 15 alunos. O instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista em profundidade, desenvolvido pelos autores e validado por uma equipe de professores que não participou do estudo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista em profundidade e grupo focal. A análise dos dados foi realizada pelo método de codificação de Strauss e Corbin. Resultados: As categorias foram: COVID-19 afetou as práticas e promoção de hábitos saudáveis; compromisso com a adoção de práticas e promoção de hábitos saudáveis; manutenção de comportamentos que promovam hábitos saudáveis. Conclusão: A pandemia afetou significativamente os hábitos saudáveis ​​de professores e alunos, mas a sua resiliência permitiu a adaptação e a promoção contínua do bem-estar, evidenciando o papel fundamental das universidades nesta tarefa em futuras pandemias.

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Biografia do Autor

  • Keila Ester Miranda Limachi, Unidad de Posgrado en Salud, Escuela Profesional de Enfermería, Universidad Peruana Unión, Lima, Perú

    Enfermera dedicada a la docencia universitaria e investigación hace más de 18 años, Doctora en Enfermería, Docente pre y post grado de Enfermeria- UPeU, Editor de revista científica de Ciencias de la Salud, Coordinadora de investigacion de FCS 2013-2016, Past directora de la EP. Enfermería de la Universidad Peruana Unión. Evaluadora externa de educacion superior SINEACE

  • Mayela Cajachagua Castro, Unidad de Posgrado en Salud, Escuela de Posgrado, Universidad Peruana Unión, Lima, Perú

    Docente de asignaturas de investigación de pre y post grado. Asesora de trabajos de investigación. Fundadora Revista Científica de Ciencias de la Salud de la Facultad de Ciencias de la Salud de la Universidad Peruana Unión, Gestora de la iniciación de la Sociedad Científica de Estudiantes en Ciencias de la Salud (SOCES) Past editora asociada del Departamento de Publicaciones y Difusión cultural de la Universidad Peruana Unión, Past Editora de Revista Apuntes Universitarios. Past Directora Asociada de la Dirección General de Investigación UPeU. Investigadora en ciencias de la salud y educación. Enfermera, Magíster en Salud Pública con mención en Gerencia de Sistemas de Salud, Doctora en Educación.

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Publicado

2025-08-26

Como Citar

Cotidianidad de docentes y estudiantes de ciencias de la salud en el desafío de practicar y promover hábitos saludables en contextos de crisis sanitaria. (2025). Apuntes Universitarios, 14(2), 45-57. https://doi.org/10.17162/au.v14i2.1825